+55 43 998136626

+55 43 34322188


» Terapia ABA » O que é Terapia ABA?

O que é Terapia ABA?


Mãos que seguram o símbolo do autismo.

Laço com quebra-cabeça colorido é o símbolo do autismo

Terapia ABA, você já ouviu falar?

O que é popularmente conhecido como Terapia ABA é na verdade um ramo da Ciência da Análise do Comportamento, designado como Análise do Comportamento Aplicada. A sigla ABA, significa Applied Behavior Analysis. Há uma ciência por trás do que se convencionou chamar de Terapia ABA, no Brasil. A Análise do Comportamento é uma ciência robusta, com conceitos testados experimentos e com muitos campos de aplicação, como: no esporte, na educação, na psicoterapia, na saúde coletiva, nas empresas e etc.

Nos EUA, há um controle muito grande para autorizar alguém a se designar como terapeuta ABA. Isto porque é o conhecimento com maior EVIDÊNCIA  de resultados no Transtorno do Espectro Autista-TEA. O que as evidências têm mostrado? Que quando corretamente aplicado, a Terapia ABA aumenta o desenvolvimento intelectual, melhora as habilidades sociais e as habilidades de comunicação. Ou seja, essa intervenção auxilia em aspectos chaves para que a pessoa com autismo supere as maiores dificuldades presentes no transtorno.

mulher registrando enquanto criança brinca

Como há uma busca cada vez maior por profissionais e empresas que prestem este serviço especializado, e há profissionais se designando como competentes, é necessário conhecer o que é a Terapia ABA, quais suas características, para que não se perca tempo e recursos com tratamentos que promotem entregar Terapia ABA, mas que estão longe disso.

Então, o que precisa estar presente para que seja de fato Terapia ABA?

A Terapia ABA se inicia com uma ampla e detalhada AVALIAÇÃO COMPORTAMENTAL,  em que muitos aspetos da vida do cliente são levantados e são testadas diversas habilidades, como habilidades sociais, acadêmicas e comunicacionais.

Após esse passo inicial, é realizada uma PROGRAMAÇÃO INDIVIDUAL,  na qual terapeuta e familiares produzem um roteiro como diretriz para começar a intervir para auxiliar no desenvolvimento do cliente (que pode ser criança, adolescente ou adulto).

Um aspecto primordial de toda a Ciência da Análise do Comportamento é o registro claro e objetivo do estado inicial e da evolução após a intervenção. Chama-se essa característica de ANÁLISE DE DADOS. O registro e constante análise dos dados de modo quantitativo e qualitativo permite identificar se o programa está adequado ou se precisa ser modificado para que a criança apresente novas aprendizagens.

A intervenção é muito transparente, com o aplicador ABA informando as mudanças e os gráficos preenchidos de acordo com as mudanças observadas. Os pais e responsáveis não ficam de fora do tratamento. Eles precisam interagir muito com o profissional, entender a lógica de intervenção e intensificar os ganhos agindo de acordo com as orientações dadas pelo profissional capacitado.

Além de conhecer o que é a Terapia ABA, o cliente que busca esse serviço precisa saber se o profissional é qualificado e seu grau de experiência. Documentos de código de ética que regulam a prática nos EUA, expressam que o profissional só pode assumir responsabilidades se possuir qualificação e experiência para tal. No Brasil, o código de ética do Psicólogo também é muito claro quanto ao profissional reconhecer as demandas em que pode auxiliar. Portanto, não deve haver constrangimento em perguntar diretamente sobre especialização e experiência do profissional.

Resumindo

Importante lembrar: a Terapia ABA é eficiente quando aplicada corretamente e por profissinal capacitado.  Há muito estudo científico por trás de cada técnica e as estratégias são seguidas com base no melhor para o cliente.