Você sabe quando elogia e quando crítica seu filho? Aparentemente é muito fácil distinguir o que é crítica do que é elogio, pois nos sentimos bem ao sermos elogiados e não tão bem ao sermos censurados.
Muitos pais se chocam ao descobrir que estão misturando elogio e crítica. Percebem que passaram muito tempo desaprovando o seu filho enquanto pensavam estar aplaudindo.
Um exemplo pode ajudar, se seu filho quase nunca arruma o próprio quarto e em um dia o faz sem que você tenha pedido. Ao ver isso você diz: “Você fez um bom trabalho limpando o quarto, mas por que não pode fazer isso todo o dia sem que eu peça?”. Aparentemente, você estava elogiando, porém a mensagem que fica é: “por que não faz sem que eu peça?”. O que fica mais marcado é a crítica após um ato correto ou adequado.
Basta olharmos ao redor para observarmos o quanto a atenção e elogio aumentam um determinado comportamento. Tente mudar frases como a descrita para elogios sem cobrança e ações adequadas como organizar o quarto sozinho aumentarão de frequência, também a comunicação em geral ficará melhor.