+55 43 998136626

+55 43 34322188


» Para Uma Vida Melhor » ORTOREXIA – DOENÇA REAL OU UM EXAGERO?

ORTOREXIA – DOENÇA REAL OU UM EXAGERO?


tomate enrolado em fita métrica

É consenso que pesticidas, herbicidas e outras substâncias artificiais como corantes e conservantes em grande quantidade e em longo prazo fazem mal à saúde. Também se sabe o quanto é difícil na nossa sociedade ficar longe de alimentos assim. No que se tem chamado de ortorexia é exatamente esta situação. Alguém que se esforça muito para comer apenas comida saudável.

Embora falar de comportamentos ortoréxicos ajude a observar se o cuidado com a alimentação virou obsessão, o termo ORTOREXIA pode ser na verdade uma obsessão da nossa própria cultura em taxar comportamentos que destoam da norma como doença. Um dos critérios para a detecção da suposta doença é justamente manter hábitos radicalmente diferente da sua cultura.

Lógico que se alguém para de comer por medo de contaminação é uma situação grave e precisa de ajuda.

NOÇÃO DE SAÚDE E DOENÇA

Saúde e doença são subjetivas. A doença não depende só da presença de um agente etiológico no organismo. Os mesmos fatores que permitem ao ser humano viver bem (ar e alimento) também são capazes de fazer adoecer (ex.: ar poluído, falta de bons alimentos). Os fatores não físicos (trabalho, relacionamento, condições de vida e lazer) também contribuem para o bem ou mal-estar. A qualidade e presença dos indicadores físicos e sociais são o que indica se há saúde ou doença. Nem todo cuidado (aparentemente exagerado) com alimentação merece um diagnóstico. Mas, quem precisar de apoio diante de uma dificuldade deve receber auxílio com ou sem diagnóstico.

 

Leia também: http://carolinanatividade.psc.br/ortorexia-perfeicao-isolamento/