+55 43 998136626

+55 43 34322188


» Para Uma Vida Melhor » Alimentação inadequada pode colocar a saúde em risco

Alimentação inadequada pode colocar a saúde em risco


A saúde de um indivíduo pode ser determinada pelo funcionamento do organismo, fatores emocionais, bem-estar social e estilo de vida. Isto é, alimentação inadequada e outros comportamentos que podem ser benéficos ou prejudiciais.

Transtornos alimentares

A alimentação pode ser um fator que contribui para a saúde ou que contribui para a doença. A alimentação excessiva aliada ao sedentarismo pode levar à obesidade. Além disso, pode interferir nas condições de saúde aumentando risco de desenvolvimento de doenças como hipertensão e diabetes. A alimentação excessiva aliada à culpa e grande exigência sobre a aparência pode conduzir ainda ao transtorno chamado de bulimia. O deixar de comer, ou comer muito menos do que o desejável intencionalmente nos coloca diante da anorexia.

alimentação inadequada

Anorexia e bulimia, muitas vezes são procuradas como fórmulas de emagrecimento, principalmente por adolescentes e mulheres jovens. A condição de obesidade não é gerada intencionalmente como na anorexia e bulimia. Mas nas três o equilíbrio entre viver bem, tendo a alimentação como mais um fator que compõe a vida é profundamente alterado. Comer para viver deixa de ser a regra, que passa a ser viver para comer ou não comer.

Nos excessos alimentares que se vê na obesidade e na bulimia o sabor do alimento, a gordura e a quantidade sem controle são prazeres muito desejados, mas proibidos. Há excesso na ingestão de alimentos e excesso de culpa. Muitos outros prazeres da vida são deixados de lado. A vida é comer e se vive com culpa. Já na anorexia o deixar de comer é o foco, onde a capacidade de negar a si a quantidade de alimento que o organismo pede é supervalorizada. Neste caso viver é lutar para não comer.

alimentação inadequada

Quando só um elemento se torna central na vida do ser humano, há a doença pelo excesso. No alcoolismo, por exemplo, o consumo exagerado retira a energia de todas as outras coisas da vida. Família, amigos, lazer e trabalho acabam ficando de lado. O mesmo acontece com os viciados em jogos. Não há nada de errado em gostar do jogo, mas se a pessoa restringe sua existência a jogar 18 horas por dia todos os dias em detrimento das outras áreas de sua vida, há algo bem errado. Assim também ocorre com o vício em trabalho e muitos outros.

Imagem pessoal

Colocar a aparência como objetivo máximo sem prestar atenção nas outras esferas da vida costuma produzir cada vez menos interesse no que está em volta e a perda da capacidade de olhar para o objetivo inicialmente estabelecido. Quanto mais contato humano de qualidade e interesses distintos, maior a capacidade de autocrítica, objetividade e realização de sonhos.

alimentação inadequada

Comer faz parte da vida. Quando se perde o equilíbrio, quando algo toma todo pensamento, quando não há tempo para mais nada, a relação com a comida passa a ser doentia e nos tornamos infelizes. Ao (re)descobrir o sabor de vários aspectos da vida, surge o (re)encontro com uma plenitude que a restrição dos prazeres desnutriu. Nutrir-se de boas e diversificadas experiências contribui para a saúde mental.

O meu desejo é que este local possa servir como ponto de apoio e discussão sobre a saúde, que é também entendida como equilíbrio.