Uma atividade cada vez mais rara, mas sempre atual e importante. A leitura nem sempre é estimulada , afinal “quem tem tempo para ler?”. Em um mundo cheio de vídeos e imagens com movimentos rápidos, cujas mensagens podem ser compreendidas instantaneamente e sem dificuldades, a leitura parece despertar menos o interesse.
É possível que com alguns movimentos de dedos numa tela de celular se pode alcançar diversas opiniões sem grande esforço. Deste modo parece desvantagem abrir a página de um livro físico ou virtual para se debruçar horas e horas nas ideias e imaginação de um único autor. Ler pode parecer desvantajoso a princípio para um iniciante na leitura. O que os iniciantes na leitura desconhecem é o prazer de criar seu próprio entendimento a partir das ideias de outros. O prazer de se aprofundar numa história real ou inventada e a cada página se descobrir um pouco. Conhecendo novos personagens e locais conhecer mais de si mesmo.
O prazer de criar um cenário em que jamais pisou ou nunca imaginaria sozinho estimula a imaginação em vários setores diferentes. Isso porque a imaginação não se confina ao livro, o livro permite a grande mágica de expandir horizontes intelectuais e culturais. Não se é o mesmo depois de uma leitura, assim como não se é o mesmo depois de uma viagem exótica.
A leitura traduz diversos mundos em palavras, mas ficamos sem palavras ao agradecer o autor por cada contato com novas realidades. Ler nos ajuda a criar, criar e resgatar o melhor de si.
Você pode gostar de ler também: http://carolinanatividade.psc.br/arte-transformacao/