+55 43 998136626

+55 43 34322188


» Para Uma Vida Melhor » E QUEM PRECISA DE TERAPIA?

E QUEM PRECISA DE TERAPIA?


alone-62253__180

No ano de 2015, um dos cursos universitários mais disputados no vestibular da FUVEST foi o de Psicologia. A grande procura pelo bacharelado assim como o aumento da oferta deste curso em várias instituições pelo país faz crer que haja uma procura maior pelo serviço de Psicologia. Embora, cada vez mais pessoas tenham acesso aos profissionais, ainda há muitas dúvidas sobre a quem se destinam seus serviços. Visando esclarecer esse ponto, convido o leitor a prosseguir a leitura.

Ainda há a crença de que só quem apresenta transtornos psiquiátricos é que vai ao psicólogo. Pessoas com transtornos mentais podem ter muitos ganhos com a psicoterapia, mas são uma parcela das que se beneficiam do serviço psicológico, pois a intervenção psicológica é muito ampla.

É comum ver psicólogos em vários programas de televisão ou canais do You Tube dando entrevista sobre temas cotidianos como:

  • relacionamentos familiares;
  • relacionamentos amorosos;
  • questões ligadas ao desenvolvimento infantil;
  • questões de trabalho e etc.

Como se vê, a Psicologia, como ciência e profissão, revela conhecimentos úteis em várias esferas da vida. Se dificuldades familiares, amorosas e da vida profissional são constantemente debatidos por psicólogos em todas as mídias, é porque são temas importantes para que a vida diária siga da melhor forma.

Para citar alguns exemplos concretos de demanda de atendimento psicológico têm-se os gastos incontroláveis, situações familiares ou profissionais estressantes, timidez excessiva, adaptação às mudanças, perda do prazer em fazer atividades que anteriormente gostava, entre muitas outras situações que levam ao sofrimento.

Quanto à pergunta, quem precisa de terapia, respondo sem a pretensão de ser autoridade, mas falo pela experiência diária com as mudanças que a terapia pode proporcionar. A psicoterapia é o apoio nas horas das dores, nos momentos de incompreensão e angústias, que nem sempre se consegue resolver sozinho. Fazer terapia não é se entregar á opinião do especialista, é ter alguém para caminhar junto para sair de um momento de dor. Enfim, quem precisa de terapia é aquele cujos problemas da vida pareçam estar maiores que os modos de resolvê-los.