Diante de alguma queixa escolar, familiar ou comunitária, o médico que acompanha uma criança (adolecente, adulto ou idoso), pode considerar ser pertinente a realização de uma avaliação minuciosa para identificar aspectos que geram situações desafiadoras para o indivíduo e sua família.
Muitos casos de suspeita de Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade-TDAH, Transtorno do Espectro Autista-TEA , Transtorno Opositor Desafiador-TOD, Superdotação/Altas habilidades SD/AH e Deficiência Inelectual-DI requerem um olhar cuidadoso de profissionais habilitados para a Avaliação Neuropsicológica para identificar se há a presença de condições como as acima mensionadas. A Avaliação Neuropsicológica vai muito além de direcionar o médico a definir um “rótulo”, ela visa permitir aos sujeitos conhecerem melhor os determinantes sociais, biológicos e emocionais que incidem sobre sua vida.
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) descreve que a Neuropsicologia é a área da Psicologia que se dedica ao estudo da relação entre as funções do sistema nervoso e o comportamento humano, utilizando, para tanto, conhecimentos e construtos teóricos relacionados a Neurociências, a Avaliação Psicológica e a Psicologia do Desenvolvimento.
Muitos elementos da Avaliação Psicológica estão presentes na Avaliação Neuropsicológica, contudo, a Avaliação Psicológica tem um enfoque mais amplo e abrange aspectos emocionais e comportamentais, já a Avaliação Neuropsicológica é mais específica e se concentra nas funções cognitivas e na relação com a neurologia. A avalição Neuropsicológica é uma área da psicologia especializada em analisar a interação entre cérebro e comportamento. A Avaliação Neuropsicológica envolve a aplicação de procedimentos diagnósticos para identificar o perfil neuropsicológico, analisando funções neuropsicológicas preservadas e prejudicadas, nos vários contextos de atuação da(o) neuropsicóloga(o).
1º Uma prática muito comum é que o neuropediatra ou outro médico encaminhe o paciente para ser avaliado por um neuropsicólogo (geralmente é um psicólogo com especialização em neuropsicologia).
2º Os responsáveis (quando se trata de criança ou adolescente) entram em contato com o neuropsicólogo para saber se ele está apto e disponível para atendê-los. Por exemplo, se atende aquela faixa etária, se atende em localidade próxima e etc.
3ºAo identificarem que o profissional tem condições de fazer a Avaliação Neuropsicológica, os responsáveis farão um contrato (verbal ou por escrito) sobre quantidades de sessões estimadas para o processo, valores e forma de pagamento. Acertada as condições de execução e de pagamento, será dado início ao processo.
4ºÉ agendada sessão somente com os pais/responsáveis para conhecer a realidade e detalhes do desenvolvimento e momento de vida atual, histórico escolar e de saúde é investigado.
5º É solicitada autorização para entrar em contato com outras fontes de informação, como escola e demais profissionais que atendem a criança.
6º As sessões com a criança são realizadas dentro de um intervalo de tempo até que se conclua a aplicação de testes e observações em sessão.
7º Os responsáveis são novamente chamados para a sessão de devolutiva (pode ser uma ou mais) para que o profissional entregue o documento que descreve como foi a Avaliação Neuropsicológica – o LAUDO PSICOLÓGICO – explique os procedimentos , os resultados e as orientações decorrentes dele.
A Avaliação Neuropsicológica deve ser construida de modo que os responsáveis entendam o processo e que o avaliado se sinta respeitado e acolhido, podendo o neuropsicólogo agendar uma sessão de devolutiva para explicar à criança/adolescente os resultados do procedimento em linguagem compatível com seu desenvolvimento.
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