Nem todas as pessoas precisam ou querem emagrecer. Assim como não são todas as pessoas que desejam ou procuram pelo serviço de um psicólogo. Porém, quem quer e precisa emagrecer pode se beneficiar e muito com o serviço de psicoterapia.
A resposta a essa pergunta é não e sim. Não, porque é muito simples escolher uma dieta que promete derreter fácil a gordura. Mas com muito mais rapidez com que o peso foi embora ele volta. Não é assim mesmo? Então, digo que com a ajuda da psicoterapia pode-se conseguir uma vida mais equilibrada e com ela a manutenção do peso correto.
A internet está cheia de dicas sobre como perder peso. As dicas sérias sobre alimentação contribuem e muito. Dicas que ajudam: a) mastigar bem os alimentos; b) não ir ao supermercado com fome; c) manter alimentos muito gordurosos, como chocolate, longe dos olhos. Há boas informações na internet. Muitas vezes o mais difícil é separar o joio do trigo.
Apesar de tanta informação e serviços rápidos para emagrecer é comum as pessoas não atingirem o peso desejado ou não conseguirem permanecer nele. Se isso acontece com você, talvez seja um sinal de que precisa de algo diferente. É possível que as dicas e soluções genéricas de revistas e blogs não se ajustem ao seu estilo de vida.
Albert Einstein, eminente físico alemão, disse: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.”. Usando aqui a sabedoria do físico, será que é loucura usar sempre a mesma fórmula de emagrecimento (um exemplo, dietas restritivas), ver o peso voltar a subir e depois repetir tudo de novo?!
Um dos fatores que afeta a manutenção do peso é o autoconhecimento. Esta palavra, autoconhecimento, parece algo difícil de conseguir, algo que exige esforço demais. Na verdade se trata de descobrir que eventos favorecem você comer demais ou errar na qualidade da alimentação. Uma ferramenta simples para ajudar no autoconhecimento é fazer um diário alimentar. Anotar o que come e o que sente no momento ou logo antes da refeição. Por exemplo, comi uma lasanha de microondas inteira após discutir com um colega. O diário alimentar contribui muito para o desenvolvimento do autoconhecimento.
Outro fator para se alimentar com mais equilíbrio é o autocontrole. Essa palavra que parece impossível de adquirir fica mais fácil de desenvolver quando já se conhece bem. Isto é, quando já possui o autoconhecimento. A terapia é um meio eficaz de obter autoconhecimento e autocontrole.
O trabalho de um psicólogo é importante porque quando você se cuida emocionalmente o processo de emagrecer e se manter no peso vêm como consequência. Sem dor e desespero.
O emagrecimento e manutenção do peso ideal exigem:
O enfoque da psicoterapia é no equilíbrio emocional. Porém, a intervenção psicológica ajuda você a conseguir colocar em prática o que aprendeu na orientação nutricional e continuar a atividade física. Ou seja, com o apoio psicoterápico você vai desenvolver tranquilidade e persistência para atuar em todos os fatores envolvidos no emagrecimento saudável e de longo prazo.
leia também: http://carolinanatividade.psc.br/alimentacao-inadequada-coloca-saude-em-risco/