A psicopedagogia é uma área interdisciplinar que combina conhecimentos da psicologia e da pedagogia, voltada para o estudo e a prática da aprendizagem e do ensino. Seu objetivo principal é compreender como os indivíduos aprendem e quais fatores podem influenciar esse processo, incluindo aspectos emocionais, cognitivos e sociais.
Conforme o código de ética da profissão: a psicopedagogia é um campo de conhecimento e ação interdisciplinar em educação e saúde, com diferentes sujeitos e sistemas. Ocupa-se do processo de aprendizagem, considerando os diferentes sistemas que aprendem e a forma de aprender.
Os psicopedagogos atuam em diversas situações, como em escolas, clínicas e instituições de ensino, ajudando a identificar dificuldades de aprendizagem, desenvolvendo estratégias para superá-las e promovendo um ambiente educacional mais favorável ao desenvolvimento do potencial de cada indivíduo. Além disso, a psicopedagogia também se preocupa em oferecer suporte emocional e psicológico, contribuindo para a formação integral dos estudantes.
A psicopedagogia visa facilitar o processo de aprendizagem, promovendo a inclusão e o sucesso educativo de todos os alunos, respeitando suas individualidades e necessidades específicas.
A Psicopedagogia pode se relacionar com a Análise do Comportamento Aplicada, chama do Brasil de Terapia ABA, que possui evidência científica robusta, com estratégias rigorosamente demonstradas aos processos de ensino.
A aprendizagem e os problemas relacionados envolvem diversos comportamentos tais como ler, escrever, calcular, pensar e planejar. Portanto, aplicar os conhecimentos da ABA as questões de aprendizagem é muito necessário.
Ao mobilizar os conhecimentos da ABA para a prática psicopedagógica, para melhorar as dificuldades de aprendizagem, constroi-se uma Psicopedagogia Comportamental, pautada na atuação em Práticas Baseadas em Evidências (PBE).
A psicopedagogia comportamental se caracteriza pelo uso de Práticas Baseadas em Evidências, especificamente aquelas provenientes da ABA, para avaliação, planejamento e intervenção no ensino de habilidades acadêmicas para pessoas com dificuldades de aprendizagem, transtornos específicos de aprendizagem e transtornos do neurodesenvolvimento.
O Psicopedagogo Comportamental é o profissional que utiliza os conhecimentos produzidos pela Análise do Comportamento Aplicada – ABA, para avaliar, planejar e intervir em dificuldades de aprendizagem. Este profissional pode atuar em ambientes educacionais ou clínicos, de duas formas distintas, considerando o tipo de intervenção a ser realizada.