+55 43 998136626

+55 43 34322188


» Para Uma Vida Melhor » AUTOESTIMA E REDES SOCIAS – UM EXERCÍCIO DE AUTOESTIMA

AUTOESTIMA E REDES SOCIAS – UM EXERCÍCIO DE AUTOESTIMA


Quando estamos tristes mais pensamentos tristes costumam aparecer. Quando estamos ansiosos mais imagens de situações angustiosas passam pela cabeça. Quando pensamos não ser atraentes e vemos belas fotos de pessoas a confiança cai ainda mais. Ter boa autoestima em um mundo que cobra a perfeição em todos os aspectos da vida é algo difícil de conquistar. A tecnologia facilita momentos rápidos como celebridade. Pelas redes sociais se obtém admiração momentânea com selfies em lugares exóticos e poses em frente ao espelho com a descrição de uma letra de música. Quem não se destaca assim nas redes sociais acaba pensando que não é tão legal quanto o colega que tem muitas curtidas em suas fotos e vídeos, então toma conta a ideia de que você não é uma pessoa popular nem bonita.

jovens na escada com celulares

Freepik

Neste mundo digital ficar bem na foto pode gerar likes, porém curtidas nem sempre se convertem em boas risadas e amizade. Nem sempre as habilidades que temos podem ser expostas nas redes sociais, mas nem por isso se deixa de ter valor. Há muitas competências que não são captadas pelas imagens e nem em vídeos de dois minutos. Nos vídeos curtos habituais que assistimos, certos episódios da vida são registrados, contudo o que dá valor profundo à vida leva anos para ser construído.

A capacidade de fazer amizades verdadeiras têm sido substituída por quantidade de amigos. Claro que amores e amizades solidas podem ser construídas por meio da internet, mas é a capacidade de se relacionar que permite se conectar com outra pessoa e não o que se finge ser.

grupo de jovens rindo

Freepik

Vivemos em um contexto que valoriza demais imagens instantâneas. Passar horas em frente ao espelho para ter o melhor ângulo pode ser um passatempo divertido, mas se consome todo o seu dia talvez a diversão tenha se tornado obsessão. Precisamos de muitas coisas além de imagens bonitas.  As pessoas mais felizes se relacionam bem com outras e isso nem sempre tem a ver com quantidade de curtidas, mas sim com quantidade de pessoas que estão disponíveis para te ouvir chorar na hora da dor.

EXERCÍCIO

Se observar a vida das pessoas pela timeline te deixa insatisfeito com sua vida, você pode tentar um exercício simples. Anote num papel ou no Word as suas características que admira ou que são elogiadas pelas pessoas que te conhecem bem. Não importa se são coisas pequenas ou grandes. Se você tiver dificuldades de por no papel, peça ajuda para alguém de confiança. Grande dificuldade em reconhecer suas virtudes pode indicar uma história de vida com excesso de críticas recebidas. Outra possibilidade para não conseguir escrever suas qualidades positivas é por estar triste no momento de tentar o exercício. Uma lista em branco na hora de listar suas qualidades pode ser um sinal para se cuidar, pois com toda certeza há qualidades para serem reconhecidas. Não reconhecer seu valor como pessoa e suas características apreciadas por outros e por você realmente faz diminuir a autoestima. Reconhecer seus pontos fortes é mais eficiente do que ter fotos bonitas.

Você pode gostar de ler também: http://carolinanatividade.psc.br/frases-usuarios-drogas-anas-mias/